Quem semeia ventos, colhe tempestades – O que semeiam aí em casa?

artigos ventos e tempestades

Queridos pais,

Nunca nenhum provérbio fez tanto sentido para mim: Quem semeia ventos, colhe tempestades.

Muitas tempestades por aí? Muitas birras consecutivas? Muitas noites sem dormir? Muitas idas à rua arruinadas? Muitas idas ao supermercado frustrantes? Muitas pilhas de nervos? Muitas discussões com o marido/a mulher? Muitos sentimentos de culpa? Muito desespero à mistura? Muita irritação? Muito cansaço? Muita solidão?

Não imaginam os ventos que vejo a serem semeados e as colheitas… devastadoras!

Fico assustada, confesso!

No outro dia, conheci uma mãe, grávida, com um filhote já de 2 anos. Estivémos juntas na mesma festa. Já me tinham dito para reparar no comportamento do “pequeno”: “TENS DE VER, ELE É UM TERROR!”.

“Oh Céus!” – pensei eu – “deixem entrar então o touro na arena e ver no que isto dá”. Bom, que criança tão mimada, tão carente de LIMITES, tão perdida. Ele morde nos outros, ele bate na aniversariante, com violência, ele MAMA quando quer, ele é chamado de “peste” pelos amigos da mãe (que já o conhecem), ele ouve a mãe dizer em alto e bom som “atenção, porque o meu filho, morde e morde mesmo”, ele anda ao colo da mãe, ele ouve a mãe dizer “Deus queira que a próxima que vem não seja como ele, senão eu dou em doida!”. Contei muitas sementes por ali e cheguei a ver as tempestades.

Arrepiei-me, várias vezes. Uma mãe que só fala do filho, que não sabe o que fazer com tanto amor naquele peito, nem com tanto leite também… Não pretendo nada julgar. Não é essa a ideia. MAS a vocês que estão ai desse lado, eu desejo que reflictam sobre tudo isto, como um espelho.

Fico tão preocupada e digo isto tantas vezes: É TÃO FÁCIL PERCEBER PORQUE O MUNDO ESTÁ COMO ESTÁ… Andamos de geração em geração a dizer que são “rasca” e são mesmo, mas bem podemos agradecer – não é à sociedade – MAS AOS ADULTOS que nos dão bases (ou não), que nos ajudam a crescer, ou pelo contrário, que nos criam com responsabilidade, ou o seu antónimo e etc.

Quanto a esta mãe, que acredito que esteja a agir de muito boa fé, está sem a capacidade de pensar que se o filho morde, se o filho pede mama de meia em meia hora, se bate nos outros, se está só a fazer disparates e birras, ELE NÃO NASCEU ASSIM E ELA NÃO É SÓ UMA MÃE COM AZAR! Pelo contrário. Foi abençoada com um filho fisicamente saudável, mas e o resto? Que é da sua responsabilidade? A parte mais importante? A gestão das emoções? A empatia? A noção de MUNDO, sem ser centrado no seu umbigo. O lado emocional?

Receio pelo futuro daquele pequenino, sem noção do limite, um Reizinho aos seus olhos, com imenso excesso de atenção, que não controla emoções, que acha que o mundo gira em torno dele, que faz o que quer, que se o contrariam bate e morde… Como pensam que será como adulto? Um arrogante, um bruto, um narcisista, um frustrado (SEM CULPA!)… de umas sementes semeadas, que lhe custarão tempestades devastadoras.

E se este tipo já grande trabalhar com uma das suas filhas ou filhos? For colega? For o marido? Arrepia, não é?

NÃO, NÃO É “SÓ” UMA CRIANÇA, é um ser humano que vai crescer e é AGORA que está a formar a sua personalidade, porque como dizia Luís Maia “E TUDO COMEÇA NO BERÇO”.

Lanço o desafio:

Permitam sair da vossa pele, do vosso corpo para se distanciarem um pouco daquilo que é o vosso comportamento enquanto pais, neste contexto. Analisem-se um pouco de longe.

Que sementes estão vocês a semear para os vossos filhos? Estão a educá-los em que sentido? A vossa casa está tranquila? A vossa vida está feliz? Sentem-se bem? Então, PARABÉNS, tudo está a correr como deve de ser. Fico tão feliz pelos seres humanos fantásticos que estão a criar. Se pelo contrário, NÃO HESITEM em procurar ajuda.

Estou aqui para vocês… sempre.

Obrigada por chegarem ao fim deste desabafo.

Beijinho bem grande FAMÍLIA ♥

PS: AMAR É CUIDAR, não é estragar 🙂 Nunca se esqueçam disto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s